Publicidade

Últimas Notícias

Brasileiro Trabalhou 149 Dias em 2024 para Pagar Impostos, Aponta Estudo do IBPT

 

Brasileiro Trabalhou 149 Dias em 2024 para Pagar Impostos, Aponta Estudo do IBPT


Por, Jornalista Lucas Silva

O contribuinte brasileiro trabalhou até o dia 28 de maio de 2024, totalizando 149 dias, apenas para pagar impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Em 2023, o estudo do IBPT indicava que os brasileiros haviam trabalhado 147 dias para pagar tributos. Carlos Alberto Pinto, diretor de negócios do IBPT, atribui o aumento à reforma tributária aprovada no Congresso Nacional no ano passado.

Comparando com o início da série histórica, o aumento é ainda mais significativo. Em 1986, quando a medição começou, os brasileiros precisavam trabalhar apenas 82 dias para quitar os tributos. Apesar de o número atual ser elevado, ele ainda é menor do que em outros países. Na Noruega, por exemplo, a população trabalha 162 dias para pagar impostos, enquanto na Áustria são 158 dias.

Embora o número de dias trabalhados para pagar tributos no Brasil seja alto, ele reflete a complexidade do sistema tributário e as reformas necessárias para equilibrar a carga tributária com os serviços públicos oferecidos.