Publicidade

Últimas Notícias

Deputado Gilvan Máximo Propõe Incentivos Fiscais para Energia Limpa nos Transportes

 Deputado Gilvan Máximo Propõe Incentivos Fiscais para Energia Limpa nos Transportes


Por, Jornalista Lucas Silva

O presidente da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, deputado brasiliense Gilvan Máximo, está focado em fortalecer o uso de energia limpa nos transportes particulares e públicos, além dos serviços de entrega por aplicativo.

"Não dá mais para você pensar em meio ambiente sem esses carros, principalmente no Brasil, que tem sol durante 300 dias do ano", destaca o parlamentar. Gilvan Máximo acredita que a adoção de energia limpa deve ser expandida também para o sistema de transporte público e os serviços de entrega por aplicativos.

Em um movimento estratégico, o deputado anunciou um projeto de lei para reduzir em 100% o ICMS e o IPI dos carros integralmente elétricos. Essa proposta segue a iniciativa de Gilvan Máximo, que, quando secretário de Ciência e Tecnologia, colaborou com o governador Ibaneis Rocha na isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos.

"Agora, eu estou entrando com um projeto de lei para isentar os motoristas de aplicativo do IPI e do ICMS para incentivar o uso da eletromobilidade no Brasil", explica o deputado. Segundo ele, essas medidas são essenciais para combater os danos ambientais causados pela indústria petrolífera, que ele acredita serem responsáveis pela sensação térmica elevada sentida pelos brasilienses.

"Nunca fez tanto calor no Brasil, e especificamente em Brasília, como tem feito agora. E a gente sabe que uma solução para isso é zerar essa emissão de gases. Para que isso aconteça, nós precisamos incentivar a eletromobilidade, o sol é de graça", alerta Gilvan Máximo.

As propostas do deputado buscam não apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas também promover uma revolução verde no setor de transportes, aproveitando o vasto potencial solar do Brasil.

VEJA MAIS:👇👇