Onda de Calor Atinge o Brasil com Temperaturas Até 8°C Acima da Média
Esse aumento expressivo de temperatura é consequência de um bloqueio atmosférico, que impedirá a chegada de frentes frias nessas áreas. Com isso, a previsão é de ausência de chuvas nos próximos dias, agravando ainda mais a situação climática.
A umidade relativa do ar já se encontra em níveis críticos, com algumas regiões registrando índices alarmantes entre 12% e 20%. Na última quarta-feira, 14 de agosto, Cuiabá registrou uma umidade relativa do ar de apenas 10%, enquanto Campo Grande e Goiânia marcaram 12%, Curitiba 18%, Porto Velho 20%, Rio Branco 24% e Brasília 26%.
Essa situação requer atenção redobrada das autoridades e da população, especialmente em relação à saúde, pois o calor extremo e a baixa umidade podem desencadear problemas respiratórios, desidratação e aumentar o risco de incêndios florestais.
As orientações incluem evitar a exposição prolongada ao sol, ingerir bastante líquido e utilizar umidificadores de ambiente para amenizar os efeitos do ar seco. A expectativa é que as condições só comecem a melhorar com a mudança no padrão atmosférico, que ainda não tem previsão exata para ocorrer.
VEJA MAIS: